terça-feira, 13 de março de 2007

“Tem misericórdia de mim …”

“Tem misericórdia de mim, Senhor, porque sou fraco …” (Sl 6:2); “Tem misericórdia de mim, ó Senhor, porque estou angustiado …” (Sl 31:9); “Tem misericórdia de mim, ó Deus, porque o homem procura devorar-me …” (Sl 56:1); “Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque a minha alma confia em Ti …” (Sl 57:1); “Tem misericórdia de mim, ó Senhor, pois a Ti clamo todo o dia” (Sl 86:3).

Davi apresenta, no livro de Salmos, cinco razões pelas quais ele clamava a Deus por misericórdia.

Nos primeiros dois versículos, quando ele clama a Jeová, ele menciona a sua fraqueza (“… porque sou fraco … “) e a sua angústia (“… porque estou angustiado …”). Repare o seu humilde reconhecimento da sua fraqueza.

Nas próximas duas ocorrências ele clama a Eloim, e menciona a oposição do homens (“… porque o homem procura devorar-me …”) e a sua confiança em Deus (“… porque a minha alma confia em Ti …”). Os homens podem se opor — Davi confia no seu Deus.

Finalmente, ele clama a Adonai, destacando a sua insistência diante do Seu trono (“… pois a Ti clamo todo o dia”).

Nas fraquezas e angústias, lembremos das promessas de Jeová, nosso Deus. Quando o homem nos perseguir, lembremos da majestade de Eloim, em quem temos depositado a nossa confiança. Que Adonai, nosso Senhor e Soberano, seja o único a quem clamamos, e que nosso clamor seja constante.

Que manifestemos o mesmo clamor humilde, confiante, e constante que caracterizou Davi.

© W. J. Watterson

Nenhum comentário:

Postar um comentário