terça-feira, 13 de março de 2007

Ouse ser um Daniel!

Estas palavras tão desafiadoras são a tradução de palavras escritas em inglês por Phillip B. Bliss em 1873 (http://www.cyberhymnal.org/htm/d/a/daretobe.htm — link em inglês). Elas revelam com admirável beleza a coragem e determinação deste servo de Deus, tirado do seu lar e da sua família enquanto ainda jovem, mas disposto a honrar o seu Deus em meio à idolatria da Babilônia.

Repare, porém, que a fidelidade de Daniel fez com que ele discordasse até mesmo de seus irmãos. Quando ele e seus três amigos decidiram “não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia” (Dn 1:8), eles foram separados de um grupo de jovens que estava sendo preparado para servir ao rei. Este grupo de jovens era composto de filhos de Israel, e não gentios (Dn 1:3). Os jovens que continuaram a comer a comida do rei eram irmãos (conterrâneos) de Daniel!

Qual será que foi a reação deles? Será que ficaram ofendidos com a atitude de Daniel? Será que o desprezaram? A Bíblia não nos revela esses detalhes. Ela também não menciona nenhuma insistência da parte de Daniel para que seus irmãos seguissem o seu exemplo, muito menos alguma tendência de desprezar aqueles que não o fizessem. Daniel e seus três amigos seguiram o caminho que o Senhor pôs diante deles, sem concessões e sem orgulho.

Quão difícil ser um Daniel! Se nossos irmãos não estão dispostos a seguir o caminho ermo que o Senhor coloca diante de nós, quão fácil retroceder, com medo de andar sozinho. Ou se avançamos, quão fácil fazê-lo com um espírito de orgulho e superioridade.

Tenha a coragem para fazer tudo o que o Senhor pede de você, sem concessões e sem orgulho! Ouse ser um Daniel!

© W. J. Watterson

Nenhum comentário:

Postar um comentário