terça-feira, 13 de março de 2007

Prioridades (do Sermão da Montanha)

“Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta … Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas … Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão” (Mt 5:24, 6:33, 7:5).

Somente três vezes no Sermão da Montanha o Senhor Jesus usa a pequena palavra “primeiro” (proton, no Grego). Uma consideração destes versículos nos ajudará a acertarmos nossas prioridades.

Lembre — reconciliação vem antes de adoração. Como você pode querer oferecer algo a Deus enquanto continua com seu pecado? Como podem seus lábios engrandecerem ao Pai das Misericórdias enquanto seu coração despreza seu irmão? “Aceitaria Eu isso de vossa mão? diz o Senhor” (Ml 1:13). Não — primeiro vá reconciliar-se com seu irmão, depois vem apresentar a sua oferta a Deus.

Também, as coisas de Deus devem vir antes das nossas próprias necessidades. Quanto prejuízo sofremos devido à nossa falta de apreciação desta verdade! Como podemos esperar crescer no conhecimento de Deus e da Sua vontade enquanto nos preocupamos primeiro com as coisas deste mundo? Como podemos esperar agradá-lo enquanto não lhe damos o primeiro lugar? Vamos consertar nossas prioridades — busque primeiro o reino de Deus, e confie nEle para cuidar das suas necessidades terrestres.

Finalmente, há o problema da hipocrisia — a correção precisa começar em mim! Como podemos tentar ajudar nossos irmãos enquanto ignoramos nossas próprias falhas? Como podemos ser tão compreensíveis conosco mesmos, e tão insensíveis com nossos irmãos? Como somos hipócritas! Que saibamos examinar primeiro nossas vidas perante Deus, na solenidade santa da Sua presença, e então teremos a humildade e graça que são necessárias para ajudar nossos irmãos.

Senhor, ajude-me a definir minhas prioridades!

© W. J. Watterson

Nenhum comentário:

Postar um comentário