terça-feira, 13 de março de 2007

O Deus Altíssimo e Onipotente

“Aquele quhttp://www2.blogger.com/img/gl.link.gife habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará” (Sl 91:1).

O Altíssimo (Elion) é o Deus que está acima de qualquer outro ser, aquele cuja glória, honra, majestade e poder não têm rival. Este título é usado pela primeira vez na Bíblia quando Melquisedeque veio abençoar Abraão em nome do “Deus Altíssimo, o Possuidor dos Céus e da Terra” (Gn 14:18-24). Este é o Deus que permitiu que Abraão fosse vitorioso (vs. 1-17). O Deus Altíssimo é o Deus de todos os recursos e toda a glória — nada e nem ninguém estão acima dEle.

Quanto ao título Onipotente (Shadai), há três sugestões sobre sua raiz (veja a definição da enciclopédia Wikipedia: shadad (“destruir” — indicando assim o poder guerreiro de Deus, o Onipotente), shadda u (“habitante das montanhas” — um Deus alto e elevado), ou shadaim (“seio”). Eu prefiro esta última opção, pois ela sugere um cuidado terno e carinhoso, como o cuidado de uma mãe. Onde uma criança se sentirá mais segura do que no colo da mãe? Onde terá mais aconchego, paz e tranqüilidade do que nos braços da mãe? Alguém pode proteger um nenê com mais capacidade do que sua mãe, mas nunca com mais amor, dedicação e zelo! El Shadai é o Deus Provedor, o Pai que cuida de nós com amor de mãe.

Neste Salmo temos os dois títulos. Nosso Deus é El Elion, o Deus Altíssimo, mas é também El Shadai, o Deus Provedor. Jamais podemos duvidar da Sua capacidade para nos proteger — Ele é El Elion. Jamais podemos duvidar do Seu interesse em nos proteger — Ele é El Shadai.

© W. J. Watterson

Nenhum comentário:

Postar um comentário