terça-feira, 13 de março de 2007

Nenhum fermento na casa de Ló

Foi uma surpresa para mim descobrir, recentemente, que a primeira menção de pão sem fermento na Bíblia está em Gn 19:3: “…e [Ló] fez-lhes banquete, e cozeu bolos sem levedura, e comeram.” Lembrando que fermento, na Bíblia, representa o pecado, e que pão sem fermento representa algo que não tem pecado, eu esperaria encontrar pão sem fermento mencionado no cap. 18, quando Abraão hospedou os mesmos anjos que visitaram Ló. Mas é Ló (e em Sodoma!) o primeiro a ser apresentando com pão sem fermento em sua casa.

Este pequeno detalhe nos sugere o fato surpreendente que Pedro confirma: Ló foi um homem justo (II Pe 2:7-8). Aquele que começou andando com Abraão, o amigo de Deus, depois decidiu sentar-se à porta de Sodoma, e terminou seus dias deitado numa caverna praticando atos de imoralidade, era, apesar de tudo isto, um homem justo! Se não fosse pela revelação inspirada de Pedro, jamais imaginaríamos isto!

As verdades que este exemplo de Ló nos ensinam são solenes. Que possamos meditar nelas, e tomar Ló como um exemplo terrível das profundezas de pecado às quais um verdadeiro cristão pode cair, se ele se afastar da comunhão de Deus e do Seu povo.

© W. J. Watterson

Nenhum comentário:

Postar um comentário