terça-feira, 13 de março de 2007

Amigos

“…há um amigo mais chegado do que um irmão” (Pv 18:24).

Alguns pensam que amigos são uma conveniência. Terão prazer em lhe abraçar se for conveniente para eles, mas se suas ações (ou omissões) começarem a lhes causar algum incômodo, você será colocado de lado. Pessoalmente, acho este tipo de amigo inconveniente.

Outros escolhem seus amigos pelas convicções deles (dos amigos). Seu caráter (ou falta de caráter) não importa, mas sim o que você crê. Acho mais fácil respeitar este tipo de pessoa — até certo ponto. Respeito suas convicções firmes, e sua coragem de defender estas convicções (pelo menos, sempre sabemos da sua posição!). Mas eu desprezo sua discriminação. Estão prontos a condenar um “oponente” (com prazer sádico) pela menor das falhas, enquanto defendem um “irmão” culpado de pecados graves. Que glória há nisso?

Por fim, há aqueles que escolhem seus amigos baseados em caráter. Estes são, eles mesmos, pessoas de caráter, que preferem um “oponente” honesto a um “irmão” enganador. Estes são aqueles com quem se pode contar — aqueles que estão dispostos a ir contra a maioria por amor à justiça, à eqüidade e à verdade. Eles podem discordar de você, mas respeitarão suas qualidades. O que mais se poderia esperar de um amigo?

Se você tem um amigo mais chegado que um irmão, considere-se realmente abençoado. E se os amigos terrestres lhe desapontarem, lembre das palavras do nosso amado Senhor e Salvador: “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis Meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando” (João 15:13-14).

© W. J. Watterson

Nenhum comentário:

Postar um comentário