domingo, 21 de março de 2010

Notícias do Chile

Conheço o irmão David Jones (email:dajones@terra.cl), e transmito algumas notícias de como o terremoto no Chle afetou os irmãos e igrejas lá. Oremos por nossos irmãos.
Bill.


Em 1º de Março, o irmão David Jones escreveu:
A cada hora que passa e recebemos mais informações, a magnitude da devastação causada pelo terremoto fica mais alarmante. O terremoto atinigu 8.8 na escala Ritcher, e seu epicentro foi ao norte de Concepción. É considerado o quinto pior terremoto que se tem notícia na história da humanidade. Os sismologistas nos dizem que foi 50 vezes pior que o terremoto no Haiti.

Quando começaram os saques em Concepción o governo decretou Estado de Catástrofe. O exército foi enviado, e um toque de recolher foi imposto (das 21h00 às 06h00). Em muitos lugares está muito difícil conseguir comida e água. Comunicação por telephone,tanto celular quanto fixo, está muito precária, então não temos ainda informações de todas as localidades.

A única morte entre as igrejas, de que temos notícia, é do Senhor Isidoro Mendoza. Ainda não sabemos detalhes da sua morte, mas ela foi confirmada pelo seu filho.

Alguns salões de reunião estão danificados. Dois estão sem condições de uso. No salão em Talca o telhado caiu, estragando diversos bancos. Em Santiago, onde se reúne a igreja mais antiga no Chile, o salão de reuniões está sem condições de uso. A igreja está se reunindo noutro salão, onde mantém um ponto de pregação. Os salões em Valparaíso, Gualleco, Peñaflor e Los Angeles estão todos com algum estrago.

Os irmãos Dennis e Glória Hanna, que moram ao sudoeste de Concepción, tiveram uma parede da sua casa destruída. Na minha casa todas as paredes racharam, mas aqui não vimos nada comparado com a destruição no sul.

Em Valparaíso, o teto da cozinha da residência de três irmãs caiu. Em Peñaflor, muitos que assistem as reuniões perderam completamente suas casas. A cidade de Talcahuano sofreu não só com o terremoto, mas com o tsunami, que destruiu muitas casas. Ainda não conseguimos informações sobre o salão da igreja lá, devido a problemas de comunicação. Em Talca, duas irmãs que moram ao lado do salão de reuniões relatam que houve muita destruição, e qque sua casa não está em condições de moradia.

Os cristãos aqui em San Felipe e também em Valdivia estão planejando levar comida e água para os cristãos na área mais afetada. Algumas estradas foram afetadas, mas o governo está fazendo o que pode para garantir a locomoção, mesmo que por caminhos alternativos.

Enquanto escrevo, sinto outro tremor. Ainda estão havendo pequenos ajustes nas placas tectônicas.

Pela graça de Deus,

David A. Jones San Felipe, CHILE. dajones@terra.cl



Em 5 de Março, Gloria, esposa de Dennis Hanna, escreveu:

Hoje é o primeiro dia que conseguimos nos comunicar com o mundo — a energia elétrica foi religada ontem durante a noite. Ainda vai demorar muito até termos água e gás, pois os canos estão todos estourados. Dennis foi a Tacalhuano na quarta-feira com mais de uma tonelada de água, combustível e alimentos para os irmãos.

Dennis acabou de chegar de Los Angeles com mais suprimentos, incluindo 25 sacos de 20 kilos de farinha. Cinco minutos após chegar, ele estava pregando no enterro de um vizinho nosso. Um trator puxou o caixão até o salão da igreja, que ficou lotado (as 100 cadeiras foram preenchidas, e muita gente ficou de pé). Somente um pequeno número dos presentes esteve na série de reuniões que fizemos em Fevereiro, mas todos agora puderam ouvir a maravilhosa mensagem do Evangelho.


Em 7 de Março, o irmão D. Jones volta a escrever:
Já se passou uma semana desde o terremoto devastador que atingiu o Chile. Houve vários tremores menores depois, mas aqui no norte não sentimos tanto.

Somente um irmão faleceu, Sr Isidoro Mendoza. Ele morava ao sul de Lota, na cidade de Iloca. Ele tinha mais de 80 anos de idade, e costumava viajar de quinze em quinze dias para Talcahuano para se reunir com a igreja. No dia do tsunami, alguns o viram andando na praia quando o mar se retirou, antes do tsunami. Encontraram seu corpo na praia depois.

Dois anciãos da igreja em Talca ligaram, avisando que cancelaram sua conferência da páscoa, pois a escola onde costumam realizar a conferência está muito danificada. Fomos lá com o carro cheio de sacos de 5 e 10 kilos de farinha, além de leite em pó, óleo, etc., para as cerca de doze famílias de irmãos lá.

Quando os irmãos nos viram, começaram a chorar e nos abraçar. Algumas crianças estão traumatizadas, e não saem de perto dos pais. Levamos algumas balas para as crianças. O irmão Leonel, um dos presbíteros da igreja, mora na rua atrás do salão de reuniões com sua esposa Nora e filhos. Eles foram milagrosamente salvos. O quarto onde estavam quando o terremoto começou fica na parte da frente da casa. Ao saírem correndo do quarto, a parede caiu, destruindo tudo (quebrando a cama, e até o chão embaixo da cama). Os meninos, depois de três dias de serviço, ainda estavam com carriolas removendo o entulho.

As duas irmãs que moram vizinhas do salão de reuniões em Talca mudaram para a casa de outros irmãos. Fazia sessenta anos que moravam naquela casa — foi difícil para elas saírem.

Algumas igrejas se uniram para enviar um caminhão carregado com alimentos para Concepción e Talcahuano. Dennis Hanna veio de Los Angeles com um caminhão cheio de mantimentos para as mesmas duas igrejas. Andrew Kludge levou um caminhão com alimentos de Valdivia para os irmãos em Langunillas e Lota.

Os supermercados estão começando a abrir novamente, diminuindo um pouco a urgência da necessidade de comida. Mas ainda está difícil conseguir água em alguns lugares.

Em Talcahuano, a água do Tsunami entrou na casa de alguns irmãos. Na casa de Ricardo Lessen, subiu até um metro de altura, mas não chegou até a parte da cidade onde fica o salão da igreja.

Em Peñaflor, perto de Los Angeles, muitos perderam suas casas. O irmão Dennis comprou materiais de construção para ajudá-los. O irmão Andrew Kluge fez uma planta de uma casa simples que pode ser facilmente construída, e eles começarão este projeto na próxima quarta-feira, com ajuda de outros irmãos.

Resumindo, cremos que há três áreas principais de necessidade: 1: Comida; 2. Casas dos irmãos; 3. Salões de reunião. A primeira área está sendo resolvida, e já não é tão urgente. Agora estamos passando para a segunda área, tentando garantir um mínimo de proteção para os irmãos. É uma bênção que não choveu muito no sul — a época de chuva deve começar logo.

Os reparos nos salões de reunião ainda terão que ser avaliados. Os salões em Talca e na Rua Echaurren, em Santiago, parece que sofreram os piores danos. Parte do salão em Concepción foi destruído. Em Conchalí e Machalí, há reparos para serem feitos. Muitos outros salões estão com sua estrutura preservada. O salão em San Felipe nos custou, na época em que foi cosntruído,um terço mais do que o esperado, pois precisamos construir conforme a nova legislação anti-sísmica. Mas não há nem um trinco nas paredes.

A minha casa tem trincos em todas as paredes. Mas como ela foi construída em 1884, é normal ela ter sofrido mais. Ela vai precisar de reboque e outras coisas, mas isso fica para mais tarde. O irmão Dennis Hanna usava água de uma cisterna, mas as paredes dela cederam. Parte da sua casa também sofreu danos.

Ainda estamos esperando notícias de outros irmãos, mas estamos gratos a Deus por aqueles que nos ajudaram prontamente, permitindo-nos ajudar muitos irmãos e irmãs chilenos.

Pela graça de Deus,

David A. Jones.
Postar um comentário