segunda-feira, 24 de novembro de 2014

A galeria dos heróis da fé

A maioria dos leitores deste blog conhece bem a lista dos homens e mulheres de fé, em Hebreus 11. Mas muitos não percebem que a lista não é simplesmente uma coleção aleatória de nomes, mas uma exposição perfeitamente equilibrada e simétrica de atos de fé.



Se seguirmos o uso da pequena expressão “pela fé” neste capítulo, veremos que ela é usada dezessete vezes em relação a um evento ou pessoa específica. Não aleatoriamente, mas em perfeita simetria: a lista começa com três santos antediluvianos (Abel, Enoque e Noé), depois continua com quatro cenas da vida de Abraão (o quarto personagem mencionado). Depois temos mais três referências individuais (Isaque, Jacó e José), seguidas de mais quatro cenas da vida do quarto, Moisés. Encerrando a lista, há outros três eventos individuais da história de Israel.

O equilíbrio perfeito, e a simetria, desta coleção de pessoas e eventos são dignos de nota, e nos ajudam a descobrir lições para nosso proveito espiritual.

Ambas as ilustrações que acompanham este texto (que diferem uma da outra somente nas cores utilizadas) podem ser baixadas para impressão em alta definição no formato A3 (faça o download da tabela escura ou da tabela clara).

Convém destacar que as ilustrações somente se preocupam com expressões que seguem a fórmula “Pela fé alguém fez algo”. Outros seis nomes são mencionados no v. 32, mas eles seguem um padrão diferente dos nomes que foram destacados aqui.


© W. J. Watterson

Nenhum comentário:

Postar um comentário