quarta-feira, 30 de maio de 2007

Eli — a tragédia da fraqueza

Que quadro triste Eli nos apresenta! Nele vemos um homem sinceramente desejoso de honrar o Senhor, mas falhando completamente em tornar este desejo realidade.

Vemos seu temor sincero de Deus na maneira como tentou, pelo menos, conversar com seus filhos (I Sm 2:23-25), na forma como aceitou, calmamente, a profecia da disciplina de Deus (I Sm 3:18), e principalmente na maneira como ele morreu. Ele caiu da cadeira, aterrorizado, e morreu, não quando o mensageiro lhe contou da morte dos seus dois filhos, mas quando ele (o mensageiro) fez “menção da arca de Deus” (I Sm 4:18). Aqui podemos ver o coração de Eli, e percebemos que a arca de Deus era o que realmente importava para ele.

Apesar disto, o Senhor não nos deixa em dúvida quanto à Sua avaliação da vida de Eli: “Por que pisastes o Meu sacrifício e a Minha oferta de alimentos … e honras a teus filhos mais do que a Mim? … aos que Me honram honrarei, porém os que Me desprezam serão desprezados” (I Sm 2:29-30). Eli foi culpado de pisar sobre os sacrifícios de Deus, e de desprezá-lO. Ele amava o Senhor, mas amava seus filhos mais — e Deus precisa ter o primeiro lugar nos nossos corações.

Ah, como precisamos examinar nossos corações! Não basta amar o Senhor, nem sinceramente desejar honrá-lO. Boas intenções não nos levam a lugar algum! Devemos ter certeza de que o nosso amor pelo Senhor transborde e afete nossas vidas, e que as nossas boas intenções se manifestem em boas obras. Ah, quão grande a tragédia de pregar aos outros, e eu mesmo ficar reprovado (I Co 9:27).

Você ama o Senhor? Ótimo — mas antes de se orgulhar, prove!

© W. J. Watterson

Um comentário:

  1. Parece que a tragédia de Eli foi algo gradativo, não foi de uma hora para a outra, mas um processo que culminou na sua morte. Seus olhos foram perdendo o foco do que era de fato mais importante. Há uma diferença entre como tratava com os seus filhos e como falou com Ana sobre a bebida(quando achava que estava dominada pelo vinho).

    Sem dúvida Bill, devemos rogar sempre para que nossos olhos estejam no Senhor.

    ResponderExcluir